É normal sentir pressão no ouvido após a cirurgia ortognática? Nos dias após a cirurgia ortognática , alguns pacientes relatam desconforto na região próxima às articulações temporo-mandibulares (ATM), como: Dor na região da ouvido - não é realmente sobre o ouvido em si, mas sobre a articulação temporomandibular, localizada logo a frente. Sensação de 'ter água' dentro do ouvido Sensação de ouvido entupido Autofonia (a audição anormalmente alta da própria voz de uma pessoa) Perda auditiva leve Apesar de incômodos, é importante saber que essas sensações são normais e tendem a desaparecer com o tempo após a cirurgia. Além disso, deve-se ressaltar que esses sintomas não se traduzem em alteração do limiar auditivo dos pacientes. Quanto às causas, esse fenômeno ocorre mais frequentemente em cirurgias que envolvem o avanço da maxila , pois nesse tipo de cirurgia o conduto auditivo sofre um estiramento e, portanto, não ventila adequadamente durante um curto período de adaptação, durante...