Pular para o conteúdo principal


Como reduzir o inchaço após a cirurgia ortognática?

Apesar da maioria de nossos pacientes de cirurgia ortognática não relatar dor durante o período pós-operatório, o edema, também conhecido como inchaço, parece causar algum desconforto aos pacientes, especialmente durante os primeiros três dias, quando ele alcança o pico, antes de iniciar a redução gradualmente.

Nesse aspecto, nos podemos distinguir entre dois tipos de edema (inchaço):

Edema superficial: é o mais perceptível e o que mais incomoda, mas é também o que desaparece mais rápido.

Edema residual: é o concentrado nos tecidos mais próximos do osso, e não é perceptível como o superficial, sendo notado apenas pelo paciente e por pessoas próximas. Esse tipo de inchaço pode levar até 18 meses para desaparecer completamente.

O tempo é o melhor aliado na redução do edema, porém há diferentes produtos e ações que podem ajudar a acelerar o processo de redução do edema:

No hospital


  • Posição: o setor de enfermagem do hospital irá ajudar você a manter-se mais sentado, para manter um fluxo favorável de fluídos que ajude eliminá-los mais facilmente. É recomendado que mantenha uma inclinação de 45 graus.

  • Medicação: durante sua internação você receberá medicação endovenosa, portanto não precisará se preocupar em tomá-las.

  • Frio/gelado: você deverá manter compressa de gelo contínua na face para ajudar a controlar o edema, isso também proporcionará certo conforto.

  • Fonoaudiologia: o acompanhamento com nossa fonoaudióloga é muito importante para iniciar a drenagem linfática e orientar você sobre outros cuidados, ainda durante sua internação.

  • Líquidos: beber água ajuda na hidratação e a eliminar toxinas, também ajuda no controle do processo inflamatório.

Em casa

Para continuar a manter boa hidratação, em casa você precisa manter ainda outros cuidados:

  • Dieta: um dos aspectos mais importantes para um bom período pós-operatório é manter dieta bem balanceada, eliminando alimentos que direta ou indiretamente elevam os marcadores pró-inflamação. Alguns alimentos que ajudam a combater a inflamação são abacaxi, cebola, frutas vermelhas, castanhas, cacau, azeite de oliva, peixe, alho, gengibre. Chá verde também é uma boa opção de bebida anti-inflamatória e para alternar com o consumo de água.

  • Atividades: nosso cirurgião sempre conversa com você sobre a importância de manter atividade física leve e ir aumentando progressivamente (seguindo sempre as demais recomendações) até atingir o mesmo nível de antes da cirurgia.

  • Exercícios: os exercícios recomendados pela equipe de enfermagem, fisioterapia e fonoaudiologia ajudam não só a combater a inflamação da face, mas para recuperar mais rapidamente a expressão facial e a função mastigatória, fonatória e respiratória. Atividades de ioga, relaxamento, meditação podem ajudar nos momentos de maior estresse no período de repouso e recuperação, por você não ter a mesma rotina de antes da cirurgia.

  • Arnica: é uma planta que tem propriedades análgesica e anti-inflamatória, além de reduzir a formação de equimoses (manchas roxas). Pode ser aplicada topicamente na forma de gel ou compressa. Não use, caso tenha alergia ao produto.

  • Medicação: antes mesmo da alta hospitalar, você receberá as prescrições e orientações de como utilizar as medicações em casa. Lembrando que elas são via oral e você é o responsável pelo controle do horário de usar cada uma delas.

As compressas de gelo logo utilizadas logo após a cirurgia contribuem no controle da inflamação e inchaço durante os primeiros dias, em que o inchaço aumenta. Um vez em sua casa, use por mais 48 horas, porque o edema já atingiu o pico e começará a reduzir nos dias seguintes. Aplicar gelo depois desse período pode causar um efeito de endurecimento na área, criando um edema avermelhado e endurecido que é mais difícil de eliminar.

E finalmente, uma boa atitude pode fazer uma grande diferença durante o período pós-operatório, desde que o estresse pode tornar o processo de recuperação muito mais longo e difícil.


Postagens mais visitadas deste blog

É normal sentir pressão no ouvido após a cirurgia ortognática? Nos dias após a cirurgia ortognática , alguns pacientes relatam desconforto na região próxima às articulações temporo-mandibulares (ATM), como: Dor na região da ouvido - não é realmente sobre o ouvido em si, mas sobre a articulação temporomandibular, localizada logo a frente. Sensação de 'ter água' dentro do ouvido Sensação de ouvido entupido Autofonia (a audição anormalmente alta da própria voz de uma pessoa) Perda auditiva leve Apesar de incômodos, é importante saber que essas sensações são normais e tendem a desaparecer com o tempo após a cirurgia. Além disso, deve-se ressaltar que esses sintomas não se traduzem em alteração do limiar auditivo dos pacientes. Quanto às causas, esse fenômeno ocorre mais frequentemente em cirurgias que envolvem o avanço da maxila , pois nesse tipo de cirurgia o conduto auditivo sofre um estiramento e, portanto, não ventila adequadamente durante um curto período de adaptação, durante...
Um número significativo de pacientes, que pretendem fazer tratamento com implantes dentários , apresenta disponibilidade óssea insuficiente para permitir a instalação do implante. Uma solução é coletar o osso do paciente de um local diferente daquele da cirurgia ( enxerto autógeno ) e colocar na área para aumentar a quantidade e qualidade do osso. Ainda hoje, esse é um dos procedimentos mais usados. No entanto, consome tempo, é sensível à técnica e requer treinamento extra. Além disso, como é necessário acesso cirúrgico em outra área da boca para coletar o enxerto, às vezes há resistência do paciente ao procedimento. Curiosamente, a disponibilidade de diferentes biomateriais de diferentes origens aumentou a aceitação de tratamentos cirúrgicos avançados anteriormente recusados. A limitação da quantidade de osso disponível no local doador também foi superada, uma vez que os biomateriais são virtualmente ilimitados. Os materiais foram submetidos a inúmeros estudos em animais e humanos q...
Em muitos casos, os dentes do siso são invisíveis ou, ao menos, imperceptíveis. Isso acontece quando são impactados, ou seja, estão debaixo da gengiva ou inclusos ou impactados devido a um obstáculo, uma situação que inicialmente pode não representar nenhum desconforto, mas que com o passar do tempo pode dar lugar a muitas complicações. Por esse motivo, é necessário que, quando atingirmos a idade em que esses molares normalmente entram em erupção ( entre 17 e 25 anos ), passemos a fazer testes de controle (radiografias, tomografia) para ver a evolução desses dentes. Se em qualquer dos exames de imagem (radiografias, tomografia) for detectado que os dentes do siso estão inclusos/impactados , eles devem ser extraídos o mais rápido possível, pois é impossível saber quando ocorrerão complicações (inflamação, dor, infecções, reabsorção dos dentes vizinhos, cárie, etc). Outro fato a considerar é que os dentes do siso são mais fáceis de extrair em pacientes jovens, pois as raízes ainda não ...