Apesar da maioria de nossos pacientes de cirurgia ortognática não relatar dor durante o período pós-operatório, o edema, também conhecido como inchaço, parece causar algum desconforto aos pacientes, especialmente durante os primeiros três dias, quando ele alcança o pico, antes de iniciar a redução gradualmente.
Nesse aspecto, nos podemos distinguir entre dois tipos de edema (inchaço):
Edema superficial: é o mais perceptível e o que mais incomoda, mas é também o que desaparece mais rápido.
Edema residual: é o concentrado nos tecidos mais próximos do osso, e não é perceptível como o superficial, sendo notado apenas pelo paciente e por pessoas próximas. Esse tipo de inchaço pode levar até 18 meses para desaparecer completamente.
O tempo é o melhor aliado na redução do edema, porém há diferentes produtos e ações que podem ajudar a acelerar o processo de redução do edema:
No hospital
Posição: o setor de enfermagem do hospital irá ajudar você a manter-se mais sentado, para manter um fluxo favorável de fluídos que ajude eliminá-los mais facilmente. É recomendado que mantenha uma inclinação de 45 graus.
Medicação: durante sua internação você receberá medicação endovenosa, portanto não precisará se preocupar em tomá-las.
Frio/gelado: você deverá manter compressa de gelo contínua na face para ajudar a controlar o edema, isso também proporcionará certo conforto.
Fonoaudiologia: o acompanhamento com nossa fonoaudióloga é muito importante para iniciar a drenagem linfática e orientar você sobre outros cuidados, ainda durante sua internação.
Líquidos: beber água ajuda na hidratação e a eliminar toxinas, também ajuda no controle do processo inflamatório.
Em casa
Para continuar a manter boa hidratação, em casa você precisa manter ainda outros cuidados:
Dieta: um dos aspectos mais importantes para um bom período pós-operatório é manter dieta bem balanceada, eliminando alimentos que direta ou indiretamente elevam os marcadores pró-inflamação. Alguns alimentos que ajudam a combater a inflamação são abacaxi, cebola, frutas vermelhas, castanhas, cacau, azeite de oliva, peixe, alho, gengibre. Chá verde também é uma boa opção de bebida anti-inflamatória e para alternar com o consumo de água.
Atividades: nosso cirurgião sempre conversa com você sobre a importância de manter atividade física leve e ir aumentando progressivamente (seguindo sempre as demais recomendações) até atingir o mesmo nível de antes da cirurgia.
Exercícios: os exercícios recomendados pela equipe de enfermagem, fisioterapia e fonoaudiologia ajudam não só a combater a inflamação da face, mas para recuperar mais rapidamente a expressão facial e a função mastigatória, fonatória e respiratória. Atividades de ioga, relaxamento, meditação podem ajudar nos momentos de maior estresse no período de repouso e recuperação, por você não ter a mesma rotina de antes da cirurgia.
Arnica: é uma planta que tem propriedades análgesica e anti-inflamatória, além de reduzir a formação de equimoses (manchas roxas). Pode ser aplicada topicamente na forma de gel ou compressa. Não use, caso tenha alergia ao produto.
Medicação: antes mesmo da alta hospitalar, você receberá as prescrições e orientações de como utilizar as medicações em casa. Lembrando que elas são via oral e você é o responsável pelo controle do horário de usar cada uma delas.
As compressas de gelo logo utilizadas logo após a cirurgia contribuem no controle da inflamação e inchaço durante os primeiros dias, em que o inchaço aumenta. Um vez em sua casa, use por mais 48 horas, porque o edema já atingiu o pico e começará a reduzir nos dias seguintes. Aplicar gelo depois desse período pode causar um efeito de endurecimento na área, criando um edema avermelhado e endurecido que é mais difícil de eliminar.
E finalmente, uma boa atitude pode fazer uma grande diferença durante o período pós-operatório, desde que o estresse pode tornar o processo de recuperação muito mais longo e difícil.
.png)