É normal sentir pressão no ouvido após a cirurgia ortognática?
Nos dias após a cirurgia ortognática, alguns pacientes relatam desconforto na região próxima às articulações temporo-mandibulares (ATM), como:
- Dor na região da ouvido - não é realmente sobre o ouvido em si, mas sobre a articulação temporomandibular, localizada logo a frente.
- Sensação de 'ter água' dentro do ouvido
- Sensação de ouvido entupido
- Autofonia (a audição anormalmente alta da própria voz de uma pessoa)
- Perda auditiva leve
Apesar de incômodos, é importante saber que essas sensações são normais e tendem a desaparecer com o tempo após a cirurgia. Além disso, deve-se ressaltar que esses sintomas não se traduzem em alteração do limiar auditivo dos pacientes.
Quanto às causas, esse fenômeno ocorre mais frequentemente em cirurgias que envolvem o avanço da maxila, pois nesse tipo de cirurgia o conduto auditivo sofre um estiramento e, portanto, não ventila adequadamente durante um curto período de adaptação, durante o qual essas mudanças de pressão podem ocorrer.
O que podemos fazer sobre isso?
Para evitar ou minimizar esse tipo de desconforto, é muito importante que os pacientes recém operados evitem sempre assoar ou cheirar pelo nariz, pois isso afeta o funcionamento da tuba auditiva, criando uma pressão negativa na orelha média que posteriormente causa desconforto.
Como pacientes, e para evitar surpresas desagradáveis, é muito importante estarmos bem informados sobre os possíveis efeitos colaterais do procedimento que estamos prestes a realizar. É por isso que reforçamos a importância de ler atentamente os termos de consentimento que fornecemos antes da cirurgia, assim você obtém todas as informações sobre seu procedimento e tem a oportunidade de fazer todas as perguntas necessárias para se sentir seguro para a cirurgia.
.png)