Pular para o conteúdo principal

Por que um lado do meu rosto está mais inchado do que o outro depois da minha cirurgia ortognática?


O inchaço é normal após a cirurgia, é uma resposta do corpo ao trauma causado pela cirurgia ortognática e é causado por diferentes processos dentro do corpo:


- a anestesia usada durante a cirurgia faz com que os vasos sanguíneos se dilatem e liberem líquido para as áreas circundantes.


- após a cirurgia, novas células são enviadas para reparar a parte do corpo afetada, causando inflamação na área. (Isso faz parte do primeiro estágio da cicatrização, chamado de fase inflamatória, que geralmente atinge o pico 72 horas após a cirurgia)


- a cirurgia afeta os vasos linfáticos, fazendo com que os tecidos retenham mais líquido.


Embora perfeitamente normal, o inchaço pós-operatório pode inicialmente obscurecer os resultados até mesmo da cirurgia mais bem realizada.


Por isso, é muito importante ter em mente que a inflamação varia muito de um paciente para outro; alguns pacientes quase não incham, enquanto outros desenvolvem edema perceptível no pós-operatório, e a maioria dos pacientes notará que certas áreas estão mais inchadas, de modo que seu rosto parece irregular.


O inchaço pós-cirúrgico não é um processo simétrico, portanto, na maioria dos casos, ter um lado da face mais "volumoso" que o outro não significa de forma alguma que a cirurgia teve qualquer tipo de problema. Significa apenas que alguns movimentos exigem mais aplicação de força do que outros por parte do cirurgião buco-maxilo-facial, essas áreas tendem a apresentar mais inflamação, também costuma acontecer quando há extrações dentárias, rotação do osso, etc.


Se você tem medo da assimetria após a cirurgia ortognática, nosso primeiro conselho é ser paciente e ter em mente que você pode ter um inchaço perceptível por até 6 meses após a cirurgia.


Assim que os vasos se reconectarem e começarem a funcionar adequadamente, a drenagem linfática do seu corpo será reativada e o inchaço desaparecerá gradualmente. Enquanto isso, usar gelo, manter a cabeça elevada e manter-se ativo serão seus melhores aliados contra o inchaço excessivo.


Postagens mais visitadas deste blog

É normal sentir pressão no ouvido após a cirurgia ortognática? Nos dias após a cirurgia ortognática , alguns pacientes relatam desconforto na região próxima às articulações temporo-mandibulares (ATM), como: Dor na região da ouvido - não é realmente sobre o ouvido em si, mas sobre a articulação temporomandibular, localizada logo a frente. Sensação de 'ter água' dentro do ouvido Sensação de ouvido entupido Autofonia (a audição anormalmente alta da própria voz de uma pessoa) Perda auditiva leve Apesar de incômodos, é importante saber que essas sensações são normais e tendem a desaparecer com o tempo após a cirurgia. Além disso, deve-se ressaltar que esses sintomas não se traduzem em alteração do limiar auditivo dos pacientes. Quanto às causas, esse fenômeno ocorre mais frequentemente em cirurgias que envolvem o avanço da maxila , pois nesse tipo de cirurgia o conduto auditivo sofre um estiramento e, portanto, não ventila adequadamente durante um curto período de adaptação, durante...
Um número significativo de pacientes, que pretendem fazer tratamento com implantes dentários , apresenta disponibilidade óssea insuficiente para permitir a instalação do implante. Uma solução é coletar o osso do paciente de um local diferente daquele da cirurgia ( enxerto autógeno ) e colocar na área para aumentar a quantidade e qualidade do osso. Ainda hoje, esse é um dos procedimentos mais usados. No entanto, consome tempo, é sensível à técnica e requer treinamento extra. Além disso, como é necessário acesso cirúrgico em outra área da boca para coletar o enxerto, às vezes há resistência do paciente ao procedimento. Curiosamente, a disponibilidade de diferentes biomateriais de diferentes origens aumentou a aceitação de tratamentos cirúrgicos avançados anteriormente recusados. A limitação da quantidade de osso disponível no local doador também foi superada, uma vez que os biomateriais são virtualmente ilimitados. Os materiais foram submetidos a inúmeros estudos em animais e humanos q...
Em muitos casos, os dentes do siso são invisíveis ou, ao menos, imperceptíveis. Isso acontece quando são impactados, ou seja, estão debaixo da gengiva ou inclusos ou impactados devido a um obstáculo, uma situação que inicialmente pode não representar nenhum desconforto, mas que com o passar do tempo pode dar lugar a muitas complicações. Por esse motivo, é necessário que, quando atingirmos a idade em que esses molares normalmente entram em erupção ( entre 17 e 25 anos ), passemos a fazer testes de controle (radiografias, tomografia) para ver a evolução desses dentes. Se em qualquer dos exames de imagem (radiografias, tomografia) for detectado que os dentes do siso estão inclusos/impactados , eles devem ser extraídos o mais rápido possível, pois é impossível saber quando ocorrerão complicações (inflamação, dor, infecções, reabsorção dos dentes vizinhos, cárie, etc). Outro fato a considerar é que os dentes do siso são mais fáceis de extrair em pacientes jovens, pois as raízes ainda não ...